Atividades do eixo 2

Atividade 1- Procure o vídeo FRONTEIRAS DIGITAIS e escreva suas considerações.
Com toda certeza essa geração mais novinha, antes mesmo de aprender a andar ,já conhece o mouse e o computador, eles nasceram na geração internet e por isso conseguem ter muita facilidade para assimilar as novas tecnologias e com isso temos por obrigação nos atualizarmos e cada vez mais buscar o aprendizado para que nossos alunos continuem confiantes em nós.E que as fronteiras digitas não nos deixem afastados, que essas fronteiras nunca sejam “barreiras”.


Atividade 2- Procure o vídeo INDIOS PRESERVAM TRADIÇÕES COM O USO DA TECNOLOGIA no blog MITO DA TELINHA .
Após assistir ao vídeo, temos cada vez mais a certeza de que "Projetos" quando bem elaborados, podem mudar atitudes, elevar as mudanças culturais e até mesmo resgatar costumes que poderiam se perder com os avanços tecnológicos, mas para isso um planejamento bem elaborado e com a visão de resgate, pode proporcionar essa mistura de saberes e culturas e aproveitar a tecnologia para sua divulgação e até mesmo para perpetuar costumes que poderiam ser perdidos com o passar dos anos. A adequação do currículo que nada mais é do que adaptar o conhecimento, as experiências , a cultura e a necessidade diária de um tema ou conceito para os dias atuais.
Atividade 3- Análise do texto
Com toda certeza o Projeto proposto deve estar vinculado ao dia a dia dos alunos e do mundo e os objetivos propostos envolventes a ponto de despertar o interesse dos mesmos e que possam aproveitar o projeto para sua vida e também que outros alunos sintam-se atraídos para participar deste momento.

Atividade 4 _ CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Segundo Antônio Barbosa, currículo é como o conjunto de experiências de aprendizagem, organizado pela escola, sobre responsabilidade da escola, diante desta colocação como vivemos em uma sociedade pluralizada e quase toda informatizada podemos caracterizar o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas salas de aula como sendo uma ferramenta necessária aos dias atuais, uma vez que podemos contar com uma enorme fonte de informações e a atividades vinculadas ao seu uso em nossas atividades e assim atrair e envolver nossos alunos junto a elas.

Atividade 5 _Análise do PITEC -
PROJETO
I-IDENTIFICAÇÃO
Nome:Mary Jeanne Gomes Viana Tavares
Escola: C.Estadual José do Patrocínio Campos dos Goytacazes_RJ
Série: 5º ano (501 e 502) Nº de alunos: 72 alunos
Professores envolvidos: Mary Jeanne (OT); Elisângela (Animadora Cultural); Jackeline(Matemática e Ciências) ; Ana Beatriz(Português e História)
II-Tema : Ferramentas da Web 2.0 aliadas aos Projetos da escola: Horta escolar e as tecnologias
Trabalhar a terra, plantar , cuidar , colher frutos do trabalho, o que isso significa para nossos alunos e professores? As ferramentas da web 2.0, especificamente o Blog, podem ajudar na participação e integração dos alunos?
III-Disciplinas
• Português: textos, interpretação,pontuação
• Matemática: quantidade(metros, litros), cálculos, soma , subtração, envolvendo a quantidade de terra, sementes;
• Ciências: Educação ambiental, reciclagem, valorização dos alimentos naturais, fazer paralelo entre o que é natural,embutido e enlatado, relacionar agrotóxicos e doenças causadas pelo uso deles.
• História e geografia: Relações entre a terra e sua produtividade, valorização das terras produtivas, localização, chuvas, poluição, camadas da terra, água.
• Informática: Conhecer o computador e suas aplicabilidades, teclado, mouse, programas, copiar , colar, pesquisar na internet, formatar o texto...
Todas as disciplinas poderão ser envolvidas no projeto, principalmente por ser interdisciplinar.
IV-OBJETIVOS
• Compreender o uso da terra, como fonte de alimentação
• Valorização sobre a alimentação saudável
• Elaborar um roteiro de compromissos com os grupos de alunos
• Incentivar o uso do Laboratório de Informática Educativa
• Incentivar a pesquisa e o uso da internet como ferramenta pedagógica
• Elaboração de um Blog
V-AÇÕES
O projeto será dividido em duas etapas:
1ª etapa: Serão feitas palestras sobre o plantio, necessidade de cuidar da terra, manter o local limpo e bem cuidado; Falar sobre os alimentos saudáveis usos e vantagens, incluir nas pesquisas e palestras os cuidados com a higienização dos produtos que serão colhidos.
Nesta etapa contaremos com a participação das secretarias de meio ambiente e agricultura e alguns palestrantes do município.
2ª etapa: Essa etapa conta com a parceria da informática educativa do próprio colégio, que como sugestão dividirá a turma em duplas de trabalho. Para que os alunos possam freqüentar o LIED para as pesquisas e também serão anotados em uma planilha, que ficará no LIED, o que cada dupla esta pesquisando e em que fonte de pesquisa, cada dupla fará sua pesquisa sobre receitas de reaproveitamento de alimentos e depois farão a organização para futura elaboração do livrinho de receitas, utilizando o computador e suas ferramentas. E após a formatação do livro de receitas , será elaborado um blog com as receitas e as fontes de pesquisa.

VI- ATITUDES E RESULTADOS
Os alunos serão avaliados diariamente, desde o primeiro momento com o plantio, sempre observando o compromisso, responsabilidade, respeito e principalmente o companheirismo e também serão avaliados quando estiverem no segundo momento que será no LIED, onde terão uma planilha para preencher e organizar a pesquisa e cada dupla terá que interagir entre si e com as outras, pois terão que comunicar o que pesquisou e em que local, para que as receitas não fiquem repetidas e nesse momento será avaliada a participação, cooperação e inclusive o respeito, em todos os aspectos, desde a fonte de pesquisa até aos colegas da classe.
O resultado esperado será a elaboração do livro de receitas e o Blog, que serão divulgados na feira de ciências, do próprio colégio.
A divulgação será feita a partir do próprio livrinho de receitas e através do Blog, que será elaborado pelos alunos com a orientação da orientadora tecnológica.Também será exposto um banner com as fotos dos alunos desde o plantio até a etapa final que será o blog.Esse momento fará parte da Feira de Ciências
http://receitascejopa.blogspot.com

Atividade 6 _Cultura Digital e Currículo – Léa Fagundes
Depois de ler o texto de Léa Fagundes, só posso acrescentar que nós educadores precisamos nos preparar para as TIC’S, pois de nada adianta os laboratórios montados, mas os professores com pensamentos de antigamente, sem querer mudar o seu modo de ensinar, pensar que só eles são detentores do saber, ter medo do novo, já que nossos alunos são da geração digital, não tem medo de tentar, mudar,nasceram conhecendo o “mouse” antes mesmo de falar já conheciam o computador e nós precisamos mudar de postura, perder o medo e aprender a falar: quero aprender..., vou tentar uma aula diferente para ter meus alunos ao meu lado, vou planejar minha aula...
Eu particularmente estou atuando como Orientadora Tecnológica por opção, pois acredito que podemos mudar incentivar, criar e elaborar aulas atraentes, que levem o aluno a pensar, refletir, ler, gostar e ter a certeza que são capazes. Precisamos para isso, ler, estudar e principalmente planejar nossas aulas e dinâmicas, pois não é fácil levar uma turma inteira para o LIED, já que são muito grandes, mas podemos dividir em grupos e proporcionar um trabalho diferenciado. O que não podemos é nos afastarmos da cultura digital diante as dificuldades, principalmente nos dias de hoje , onde a internet e as tecnologias fazem parte de nossas vidas.

Atividade 7

Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
_ A utilização das TIC aliados aos projetos escolares, nos possibilitam uma margem enorme de recursos uma vez disponibilizados nas escolas, pois quando colocamos os alunos diante de desafios e principalmente perante as tecnologias que para eles é de fácil aprendizado, com certeza o resultado será positivo.
_Os professores devem agir como facilitadores, mostrando os caminhos para que os alunos possam descobrir novas maneiras de aprender os conteúdos curriculares.

Como se desenvolve o currículo por meio de projetos ?
_ Através de atividades diversificadas, focadas no ensino-aprendizagem;
_Usando as TIC’S no dia a dia dos alunos;
_Elaborando atividades mais atraentes e menos robotizadas.

Qual será o papel de cada educador nesse processo de construção do currículo por projetos com o uso de tecnologias?
_O principal papel do educador é atuar como facilitador, visando a troca de saberes e experiências. Procurando ficar cada vez mais próximo dos alunos.