sábado, 11 de dezembro de 2010

MAPA CONCEITUAL

Mapas conceituais
O uso de Mapas Conceituais foi desenvolvido na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.O mapa conceitual é uma representação gráfica, de melhor assimilação visual, uma vez que podemos expressar as ações através de caixas de texto, elementos gráficos, frases e indicações mais rápidas de como o nosso objetivo foi traçado. Mapas Conceituais são estruturados a partir de uma Questão Focal e a ela se relacionam e representa o contexto do problema que pretende-se compreender ou representar. A Questão Focal determina, de forma específica, o domínio do conhecimento a que se relaciona o Mapa Conceitual, bem como a abordagem. Uma característica fundamental dos Mapas Conceituais é a sua estrutura hierárquica, partindo dos conceitos mais gerais posicionados no topo da estrutura, para os conceitos menos gerais em sua base. Tal estrutura, naturalmente, dependerá da Questão Focal que o Mapa Conceitual pretende responder.
A estrutura dos mapas conceituais facilita a interatividade entre os professores e alunos, pois podem perceber que não será tão complicado trabalhar, quando a visualização é clara e rápida de ser entendida e pelo fato de estimular a pesquisa, é fundamental como complemento de um conceito de aluno agente, contrário à passividade. É fator crucial para a formação do sujeito crítico

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